sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Corrupção, medo, criminalidade. Essa é a imagem da Polícia brasileira.

O Jornal Nacional mostrou ontem, cenas absurdas do assassinato do coordenador da banda AfroReggae. A polícia militar do Rio de Janeiro, além de não prestar socorro ao cidadão, foi totalmente conivente com os assassinos.

O que mais assusta é o fato de um dos policiais ser capitão. Um oficial, comandante de um batalhão.

O povo brasileiro não aguenta mais tanta corrupção na polícia. É preciso uma medida urgente para acabar com a máfia que ocorre, mesmo sendo minoria ou não, na polícia. O filme “Tropa de Elite” mostra muito bem essa corrupção. Não é ficção. A realidade do Brasil é a passada no filme. Há muitos policiais corruptos. Como acabar com isso?

Qualificar mais os policiais, melhorar o salário, valorizá-los. A diferença de salário de um soldado do Rio de Janeiro com um soldado de Brasília, por exemplo, é enorme. Tem que haver mais valorização nos salários desses policiais. É claro que isso não justifica a corrupção, mas temos que pensar em todos os fatores, para não chegarmos a um caos.

Uma semana depois de vermos policiais morrerem por entrarem em guerra com traficantes, nos faz pensar no risco da profissão, por pouca valorização.

Cabe às autoridades acabar com toda irregularidade na segurança pública.

A copa do mundo e as olimpíadas estão chegando. Será que o Brasil conseguirá garantir uma segurança eficaz?

Luís Fernando Ramos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário